Porque saber sobre Psicologia Social para ter Autoconhecimento?

 

Silvia Lane é uma estudiosa da Psicologia Social, onde se explica o comportamento na sociedade de cada indivíduo. Sua meta foi transformar o ser humano em um sujeito consciente sobre a história da sua comunidade (CARONE 2007). Em sua teoria, Lane prova, com base filosófica e biológica, que o ser humano não consegue sobreviver sozinho, é necessário ter uma transmissão de aprendizagem cultural. E é no âmbito da aplicação social concreta que ela destaca-se, pois traz que na aprendizagem cultural foca-se nas influencias que a sociedade assume sobre a pessoa que somos, e, também nos faz compreender o indivíduo como produto e produtor da história.

Esta aprendizagem ocorre até mesmo antes do nascer, pois a maneira em que a pessoa se encontra dentro de sua história, com sua origem familiar, ao meio que convive com certas pessoas, onde trabalha, quais atividades tem costume de realizar, todas essas informações interferem na maneira que cuidará de sua gravidez e no significado de ter um filho, sendo que a linguagem materna vai  insere a criança na história de sua sociedade (LANE 1987).

Segundo Lane, ter relação apenas com uma pessoa já se encara como um grupo social. No momento em que um indivíduo divide o espaço com outra pessoa, acontecem trocas de informações, discussões, semelhanças, experiências vivenciadas, onde este mesmo vai construindo sua história, vai adquirindo sua subjetividade, a sua identidade social. Lane considera a linguagem como produto social, que é por ela que se transmite o conhecimento e a representação do que é o mundo.

Cada grupo tem suas leis gerais, seus objetivos e valorizações diferentes, ou seja, uma construção histórica diferente. Com base nesta ideologia, Silvia Lane objetivou-se a desenvolver a concepção da Psicologia Social dentro da América Latina, onde a visão era muito diferente, o homem era visto como um ser abstrato e bastava conhecer o que ocorre dentro dele, os fatores biológicos, que se explicava a causa do seu comportamento. A conclusão do comportamento era baseada apenas pela descrição simples do acontecimento em situações ocasionais (LANE 1988).

Mas, Silvia Lane aparece com seus conhecimentos e contradiz afirmando que o indivíduo pensa, fala, aprende, ensina, transforma a natureza, sendo um organismo social, portanto, histórico. Dentro de uma sociedade o reforço faz com que o comportamento ocorra com frequência, e com a punição tais comportamentos são extintos, e a discussão é porque isto ocorre. De acordo com o meio vivido terá normas para serem seguidas, é este aprendizado que é passado de geração para geração, é um conjunto de relações sociais que define o sujeito no meio onde vive.

O homem tem a capacidade de reproduzir relações sociais, que é um modo fundamental da produção material de sua sociedade, e com essa dialética este indivíduo pode gerar uma contradição fundamental, superando a sociedade e criando uma nova. Porém, não se pode negar o ponto histórico da produção desta sociedade. Cabe então a Psicologia social compreender, através de sua história, o homem como produtor da história (BOCK 2007).

É dentro do materialismo histórico que se pode atingir o indivíduo concreto, e construir um conhecimento sobre a realidade social e cotidiana que define cada um. E com este contexto a Psicologia social transpassa uma situação de status quo de consciência social, e sim, torna-se uma herança cultural latino americana, mantida em todos os âmbitos culturais, como literatura, lutas sociais e até festividades (BATTOMORE 1988).

A grande relevância da Psicologia social aplicada em países latino americanos é que ela levanta as questões que estão no mundo psíquico da população, um inconsciente coletivo, que vira objeto de estudo da psicologia social e que é exposto pela mesma, fazendo que todos tenham conhecimento e aplicação destes pensamentos. Mas quando se trata da Psicologia social fazendo uma observação, a primeira e a mais importante questão para ela, é o ser humano (TOMANARI 2009).

Percebe-se a importância do trabalho dessa pioneira no tema de descolonização do Brasil, estudando a realidade do povo, suas origens, cultura e linguagem, para assim adaptar a psicologia social a necessidade brasileira, e não ao contrário, dentro de um modelo com um pensamento ocidental, produzido por Europa e EUA. Este método implica em um olhar preconceituoso e de conflitos sociais, como a desigualdade de classes econômicas e o comportamento no meio social, pois a realidade é diferente, o espaço se difere, o clima, os costumes, etc.

Essa gama de informações mostra para o seu autoconhecimento, que o ser humano não é uma ilha e sim o fruto do convívio social, sendo na interação, na convivência social, que a pessoa forma sua moral, sua ética, sua segurança, sua forma de ser consigo e com os outros. A proximidade física entre as pessoas gera a sensação de tranquilidade, e quanto mais este ser se sentir seguro por seus cuidadores, na sua comunidade, mais terá respostas abertas, flexíveis e positivas para com o seu ambiente e nas suas relações.

 

REFERÊNCIAS:

BOCK, Ana Mercês Bahia; FERREIRA, Marcos Ribeiro; GONCALVES, Maria da Graça M.  and  FURTADO, Odair. Sílvia Lane e o projeto do “Compromisso Social da Psicologia”. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.spe2 [2010-09-04], pp. 46-56. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Php?Script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000500018&lng=en&nrm=ISO>. Acesso em: 03/10/2010 às 20h00min.

BOCK, Ana Mêrces Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair. Psicologia sócio-histórica. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BOCK, Ana Mêrces Maria; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lurdes Trasse. Psicologias. 14.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista, Rio de Janeiro, ed. zahar, 1988, p. 254.

CARONE, Yraí. O papel de Sílvia Lane na mudança da Psicologia Social do Brasil. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.spe2 [2010-09-04], pp. 62-66. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Php?Script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000500020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01/10/2010 às 19h20min.

LANE, Silvia T. Maurer. A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. v.19, n.1, p.10-19, abr 1993.

LANE, Silvia T. Maurer. Consciência/alienação: a ideologia no nível individual. V.15, n.1, p.41-47, abr 1988.

LANE, Silvia T. Maurer. Linguagem, pensamento e representações sociais. V.17, n.1, p.33-39, abr. 1987.

LANE, Silvia T. Maurer. O processo grupal. V.14, n.1, p.78-98, abr 1987.

LANE, Silvia T. Maurer. O que é psicologia social. 17. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

LANE, Silvia T. Maurer. O que é psicologia social: o homem em movimento. 17. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

TOMANARI, Gerson Yukio. Silvia Lane: uma contribuição dos estudos sobre a psicologia social no Brasil. v.17, n.1, p.225-245, abr. 2009.